domingo, 18 de julho de 2010

O EMPREGO DAS TIC NO ENSINO DE HISTORIA

MET DO ENSINO SUPERIOR

O EMPREGO DAS TIC NO ENSINO DE HISTÓRIA



POR: Gabriel Fermeiro - Mestrando em Educação/ Ensino de História, 2010

INDICE


1. Introdução
2. A importância do ensino de História e do uso do Material Didáctico
3. O emprego das TIC no PEA e no ensino de História
4. Conclusão
5. Sugestões
6. Bibliografia


INTRODUÇÃO


O Processo de Ensino e Aprendizagem nos últimos anos exige uma interacção entre o professor e aquele que deseja obter o conhecimento sistematizado,o aluno.
Assim sendo, e para que este processo decorra num ambiente de harmonia, o mediador, deve estar munido primeiro de conhecimentos suficientes da matéria que
é proposta para “negociação” com os alunos. Em segundo lugar, deve reunir o material didáctico a altura do que se deve abordar.
No presente trabalho pretende-se falar do material didáctico que é empregue no Processo de Ensino e Aprendizagem de História, especificamente, as Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC’s). A razão da escolha deste tema prende-se ao facto de muitos considerarem esta área de saber como não científica e limitada a relatos de factos do passados e que não se adequa as novas tecnologias e evolução. O trabalho apresenta uma introdução, onde se resume o seu teor, de seguida,a importância do ensino da História e do material didáctico, do uso das TIC´s no PEA e seu emprego no ensino de História, a conclusão, sugestões e,finalmente, a
lista bibliográfica. A produção deste artigo foi possível graças a leituras de obras de autores que já trataram de temas com este relacionados.




A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E DO USO DO MATERIAL DIDACTICO

De acordo com RIBEIRO &SILVA (1972:490) história é o estudo dos factos passados, humanos ou naturais que influíram na humanidade. Assim, o seu ensino visa: conhecer o passado pelo presente;
construir seguramente o futuro;evitar a repetição dos erros do passado para de criar a cultura da unidade entre os povos conhecendo as dores e as alegrias comuns. Para STANFORD "Conhecer a historia
faz-nos ter a sensacao de que pertencemos a um grupo social que existe ao longo das eras, (...).Nao saber o que aconteceu no passado priva-nos de algo importante para a vida. Sem história, voce, sua familia,
sua tribo ou mesmo a sua nação parecia nao ter razão de ser, nao ter passado. Quanto ao material didáctico, é,segundo NERICI (s/a: 308), a ligação entre as palavras e a realidade (…) tem por fim substituir
a realidade, representando-a melhor maneira possível, de maneira a facilitar a sua intuição por parte do aluno.

3. O EMPREGO DAS TIC NO PEA E NO ENSINO DE HISTÓRIA

Num passado não muito remoto as TIC eram consideradas não ideais para o PEA alegando-se que estes atrapalhariam as atenções dos alunos nas aulas não podendo acompanhar atentamente a exposição do
professor, uma vez que este era então o centro do conhecimento científico que os alunos deviam receber e memorizando-os sem questionamento. Hoje, de acordo com Paiva, Paiva & Fiolhais “Uma escola que
não integre os novos meios informáticos corre o risco de ficar obsoleta. As tecnologias de informação e comunicação não são mais uma ferramenta didáctica ao serviço dos professores e alunos... são e estão no
mundo onde crescem os jovens que ensinamos...” .No ensino de História as TIC ajudam aos intervenientes a melhorar e aprofundar as pesquisas de vários temas relacionados com a cadeira, como por exemplo,
graças as máquinas de filmar pode “presenciar” factos da segunda guerra mundial. Este acto ajuda aos alunos e professores a conciliar as teorias que aparecem nos manuais com as imagens que ilustram os factos
da época. A partir de rádios gravadores os alunos podem escutar discursos de grandes dirigentes do passado antes ou depois do tema que aborda algumas figuras nas diversas épocas históricas.Há alguns anos
atrás, os mapas ou planisférios eram os únicos que se usavam para ilustrar e ajudar a localização dos lugares de estudos, mas estes estão sendo gradualmente substituídos pelos computadores combinados com
data shows que não só visualizam de forma muito mais clara, mas também animam as imagens que são exibidas durante as conferências, seminários ou debates no PEA.


CONCLUSÃO


Como se pode ler, as TIC no PEA são parte integrantE do PEA. A tecnologia está cada vez mais avançando e novas descobertas estão sendo feitas em diversos estudos graças ao uso dessas tecnologias.
Para o melhor ensino da história também se necessita de TIC como computadores, gravadores, reprojectores, fitas magnéticas e outros. Por outro lado, esta tecnologia ainda não profundamente aproveitada
pelos professores, principalmente moçambicanos devidos a vários factores, tais como: a resistência as mudanças, falta de domínio do uso dos mesmos e ausência destes meios e condicoes para serem empregues
no ensino em grande parte das escolas deste pais.



SUGESTÕES



Para que se possa melhorar o PEA apoiado pelas TIC`s deve em simultâneo formar ou capacitar os docentes no uso dos diversos instrumentos e aparelhos, com particular atenção, computador, enquanto que
as autoridades podiam equipar todas as escolas com meios informáticos de modo que o emprego das TIC seja uma realidade no ensino de todas as disciplinas e de História em particular. E finalmente e na medida
do possível, ao nível das escolas os alunos podiam ser submetidos a cursos mesmo que sejam de curta duração para que possam dominar o uso destes meios porque se este domínio continuar ser exclusivo dos professores o ensino sempre estará centrado no professor que é uma pratica errada.



BIBLIOGRAFIA


PROENÇA. Maria Cândida. Ensinar e aprender História: questões de didáctica aplicada. Livros Horizontes, 1999
NÉRICI, Imidio. Introdução a didáctica geral. Fundo de Cultura, s/a
PAIVA, Jacinta, PAIVA, João C. & FIOLHAIS, Carlos. In http://nautilus.fis.uc.pt/cec/estudo

RIBEIRO, João Bonifácio & SILVA, José da. Compêndio de Filosofia. Lisboa Publicações e Artes, 1972